sábado, 29 de dezembro de 2012

OS DIFERENTES TIPOS DE ORIGAMI

Como toda arte que se desenvolve durante muito tempo, o origami ganhou novas técnicas e formas de dobrar. Além disso, com o uso de cortes e colagem, o leque de possibilidades criativas se tornou ainda maior!
Rick Nordal eo Origami-List (um grupo de notícias de aproximadamente 800 membros) gerou uma lista de tipos de origami  –  link: http://www.origami-resource-center.com/origami-classification.html
Um outro artista David Mitchell, também fez uma lista , baseando-se na classificaçaono entanto  por gênero em vez de por espécie como o fez Rick Nordal.
Abaixo seguem as classificações propostas por ele, as quais cabem bem para a nossa realidade:
·         Origami do cotidiano é a dobradura que usamos no dia a dia e que faz parte da cultura geral de uma sociedade e não somente da comunidade de origamistas. Você está fazendo um Origami do cotidiano quando embrulha com papel um presente, quando dobra uma carta para colocar dentro de um envelope, quando dobra convites…
·         Origami Cerimonial é a dobradura realizada para fins cerimoniais ou religiosos. Este estilo de Origami está mais presente no Oriente e tem grande importância histórica.
·         Origami de entretenimento é a dobradura utilizada para entreter (eg. dobraduras utilizadas em shows de mágica), seja através do processo de dobrar o Origami ou através da manipulação de um Origami já pronto.
·         Origami Artísticoé a dobradura popular que vem logo à cabeça quando pensamos em Origami. Animais, flores, barcos, vasos… Este tipo de Origami se divide em Representacional, Abstrato, Brinquedos e Funcionais.
·  Origami Representacional é o Origami Artístico que busca representar objetos, animais e seres vivos de forma reconhecível. Este tipo de Origami se divide em Minimalista, Fotográfico e Figurativo
1.      Origami Minimalista é uma tipo de Origami Representacional que utiliza o menor número de dobras possíveis para representar um objeto, um animal, uma flor…
2.      Origami Fotográfico é um tipo de Origami Representacional simples, utilizado em composições de paisagens/cenas geralmente lembrando uma fotografia ou uma pintura. Muitos Origamis Minimalistas são também Origamis Fotográficos.
3.      Origami Figurativo é um tipo de Origami Representacional que busca representar objetos, animais, plantas com a maior verossimilhança possível. São os Origamis mais complexos, com mais detalhes e com maior grau de dificuldade para serem dobrados. É a forma de Origami mais popular.
·  Origami Brinquedo é um Origami Artístico utilizado como brinquedo/jogo.
·  Origami Abstratoé um Origami Artístico relacionado à formas geométricas e à decoração. Este tipo de Origami se divide em Geométrico, Escultural, Matemático e Tesselation.
1.      Origami Geométrico é um tipo de Origami Artístico feito a partir de uma única folha ou várias, neste caso chamado de Origami Modular – técnica na qual várias folhas de papel são dobrados em módulos ou unidades que são então combinados em formas abstratas/geométricas.
2.      Origami Escultural é um tipo de Origami Artístico que utiliza técnicas variadas como torções, pregas e crumpling (papel amassado) para obter formas abstratas.
3.      Origami Matemático é um tipo de Origami Artístico relacionado à dobradura de poliedros e composições de padrões como no TeaBag.
4.      Tesselation é um tipo de Origami Artístico onde mosáicos são produzidas a partir de uma única folha de papel através de uma técnica conhecida como twist folding.
·  Origami Funcional é um Origami Artístico que tem um propósito prático. Geralmente são caixas, porta-retratos, copos…
Mitchel ainda cita mais algumas categorias como Origami Conceitual, Virtual, Exploratório e Enigmas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário